terça-feira, 25 de janeiro de 2011

DISCURSO DA MOSSOROENSE MARÍLIA DIAS, PREFEITA DE MACAÍBA

Discurso da Prefeita de Macaíba Marília Dias (27/10/2010)

Minhas Senhoras e meus senhores,

Participar desta solenidade de posse dos acadêmicos da Academia Macaibense de Letras, é motivo de orgulho para qualquer cidadão e cidadã desta terra, daí minha emoção nesta manhã.

Neste torrão às margens do Rio Jundiaí, homens e mulheres abnegados pelo desejo de fazer florescer um povoado, deram seu trabalho, seu sangue e muitos sua vida, emoldurados pelo elenco distinto e singular, categórico nas ações e plural para construção de um ideal, de um sonho.

Foi assim com o FRANCISCO RODRIGUES COELHO, senhor do engenho “Potengí” encravado em terras do sítio Ferreiro Torto, massacrado pelos Holandeses por volta de 1633. Mais tarde destacamos FRANCISCO PEDRO BANDEIRA DE MELO E MANOEL TEIXEIRA CASADO, primórdios do sítio Coité, nome primitivo da nossa Macaíba, além de tantos outros anônimos que à época buscaram pelo suor, a culminância de feitos memoráveis para epopéia da construção.

Assim ia-se construindo com trabalho e obstinação mais um espaço habitado neste imenso país.

Com a chegada do comerciante paraibano FABRÍCIO GOMES PEDROZA, com seu espírito empreendedor e sua visão futurista, eis que Coité passe a ser chamada de Macaíba, continuando a construção.

FABRÍCIO que primeiro habitou em terras de Jundiaí e posteriormente Guarapes, foi o grande responsável pelo desenvolvimento econômico de toda esta região, cuja história de luta adormece nas ruínas do velho casarão de Guarapes.

Ao longo dos tempos Macaíba foi revelando talentos. Na educação, na cultura, na ciência, na política, na religiosidade, na economia, na vida social. É um município polivalente que contempla os diversos lados de um povo. Macaíba que celebra seus filhos e filhas ilustres, AUGUSTO SEVERO, ALBERTO MARANHÃO, AUTA DE SOUZA, HENRIQUE CASTRICIANO, TAVARES DE LYRA, OTACÍLIO ALECRIM e tantos outros que edificam e enriquecem nossa história.

Não devemos esquecer daqueles que, mesmo não tendo sido ilustres, foram, de igual forma importantes, e às vezes até anônimos, contudo, ajudaram na construção da nossa querida Macaíba.

Minhas senhoras, meus senhores, prezados acadêmicos, temos trabalhado muito pelo município, buscando na satisfação dos munícipes o principal objetivo da nossa gestão cultural, um trabalho feito com amor e determinação, enxergando na legalidade e na justiça social os pilares para construção de um município melhor.

Acredito poder contar com o apoio desta Nobre Instituição e de seus diletos integrantes, guardiãs da história e do tempo, das letras e dos ensaios literários, das obras e das doutrinas culturais, para continuarmos administrando a política cultural de Macaíba dentro dos princípios da legalidade, da ética e do compromisso de servir a todos indistintamente.

Por fim, neste dia em que comemoramos 133 anos de emancipação política e administrativa de Macaíba, gostaria de parabenizar a todos e a cada um, e dizer que somente unidos faremos uma Macaíba cada vez melhor.

Bom dia e obrigado.
FONTE: MACAÍBA EM DESTAQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL NA INTERNET, COM 77 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS, A MAIOR FONTE DE INFORTMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA E COLABORAAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR. ACESSE E CONFIARA!!!

Quem sou eu

Minha foto
O Blog JOTA JÚNIOR é o 10º do Portal Oeste News – A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, com 10 blogs e mais de 500 links – UMA VERDADEIRA ENCICLOPÉDIA DIGITAL NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, com as coisas potiguares. Esta página na INTERNET é exclusivamente com links referentes várias Câmaras Municipais Potiguares. Juntando-as de APODI, MOSSORÓ e PAU DOS FERROS, links do blog JM-DOCUMENTOS. Nossa intenção é no sentido é de criar links dissecando a história de Câmeras Municipais de nosso Estado.